terça-feira, 2 de outubro de 2012

DIA DO ANJO DA GUARDA 2/10/12


DIA DO ANJO DA GUARDA

Nosso Anjo da Guarda, é pessoal e exclusivo, cuja função é de nos proteger.
Ele nos ampara e nos defende dos perigos.
Esta celebração especialmente dedicada aos Anjos da Guarda começou na Espanha, 
no final do ano 400, propagando-se por toda a Europa em poucos séculos, 
o dia 02 de outubro foi fixado em 1670, pelo Papa Clemente X.

                              A Igreja comemora, no dia 02 de Outubro, a festa dos Santos Anjos da Guarda. 
São eles espíritos celestes a quem Deus confiou a guarda e proteção dos homens. 
A cada ser humano, desde a hora de seu nascimento,  foi confiado um Anjo da Guarda, 
que o acompanhará até o dia de sua morte, protegendo e assistindo não só contra os 
perigos temporais, mas especialmente contra os perigos espirituais. 
 Embora o homem moderno procure desmistificar sua existência ou a sua permanência
 ao lado do homem como fiel companheiro, há provas evidentes e indiscutíveis
 nas Sagradas Escrituras sobre o seu ofício divino.
Devemos ao Santo Anjo um afeto todo especial e temos por 
obrigação amá-lo, honrá-lo e invocá-lo, pois é um grande amigo que temos e que vê
 incessantemente a face de Deus que está no Céu. Do berço até o túmulo,  
o Anjo da guarda vela por nós, nos defende e desvia das ciladas do demônio.
  "Como um leão, ruge ao nosso lado", o demônio procura de todas as formas afastar
 o homem do caminho da virtude.
É o que nos afirma São Pedro em sua primeira carta, capítulo 5, versículos 8 e 9: 
"Sede sóbrios e vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda ao redor de vós,
 como leão que ruge, buscando a quem possa devorar. 
 9. Resisti-lhe fortes na fé, cientes que vossos irmãos, espalhados pelo mundo, 
sofrem a mesma tribulação."

Na hora do medo, da dúvida, da ira ou da tentação, lembremo-nos da oração que 
o filhinho aprende, já nos primeiros exercícios da fala: O Santo Anjo. 
Seja esta oração infantil nossa companheira inseparável nos momentos de tribulação.
Desde o desabrochar da vida até o desenlace, poderosa espada no combate contra o mal: 


Ao anoitecer:
                 Com Deus me deito, com Deus me levanto, com a graça de Deus e do Espírito Santo. 
 Nossa Senhora me cubra, com seu divino manto.
 Meu Anjo da Guarda, meu bom amiguinho, leve-me sempre para o bom caminho.
 Amém!

Ao amanhecer: 
              Com Deus me deito, com Deus me levanto, com a graça de Deus e do Espírito Santo. 
 Ao despertar para um novo dia,  fico com Deus e com a Virgem Maria.
 Amém!







Nenhum comentário:

Postar um comentário