Como utilizar as cores certa em sua casa:
Uma das formas de analisar o uso de cores em um ambiente é observando-se o esquema de cores usado. A cor é considerada um dos itens mais importantes na decoração, são pontos de interesse para cada elemento do ambiente que concretiza a exposição de um estilo. Mas, restrinja a quantidade de cores diferentes em ambientes pequenos, é uma medida de evitar "excesso de informação", sensação de "bagunça e desconforto visual".
Tudo depende do seu estilo e o que desejar passar visualmente a sua casa como conforto, elegância, leveza, luminosidade ou a junção de vários. Misture, brinque, abuse das cores e padronagens, elas podem realçar o seu ambiente em pequenos detalhes como cortinas, mantas, almofadas, tapetes, lençóis e entre outros. Mas tome cuidado para não exagerar, utilize sempre a frase "menos é mais".
Para não errar na escolha vejamos o significado das cores e o que simbolizam na decoração:
Branco
É maravilhoso, expressivo, estimula os sentidos e a sensação de paz. Não é muito utilizado para carregar um ambiente todo, pois quando em excesso promove cansaço visual. Muito lindo em revistas e imagens, mas pessoalmente não é convidativo.
Na decoração o branco para as paredes ou cortinas é ótimo, passa amplitude e claridade, combine com a mistura de estampas e cores em objetos como almofadas, tapetes e entre outros.
Uma ótima opção para lençóis.
Amarelo
A sensação passada pelo amarelo é a de ação, pois ela age diretamente no sistema nervoso central, estimulando o encorajamento e a realização.
Se desejar dar o "ar" de luminosidade ao ambiente ou realçar artigos de decoração use o amarelo no qual cria o efeito visual. No caso, varia a tonalidade do amarelo, mas use com moderação os tons fortes e vibrantes – use para realçar pequenos detalhes, pois, pode passar irritação quando em excesso.
Laranja
A cor mais quente e contagiante da palheta de cores. Tem a função de estimular e alegrar visualmente com marinho, tons de cinzas e deixa elegante com nude e rosê, perfeito para cortinas e lençóis. Em estofados, mantas e capas de sofá misture com marrom, ocre ou tons terrosos.
Evite usar a cor em cômodos e/ou em todas as paredes, pois pode promover irritabilidade nas pessoas, além de deixar o ambiente com "ar" ultrapassado.
Vermelho
Com ação poderosa sobre o estado de ânimo, o vermelho estimula a agressividade, irritabilidade e a fadiga. Porém, há povos que gostam muito e usam em vários aspectos como os italianos e chineses.
O vermelho com tons neutros funciona: os neutros ficam menos previsíveis e o vermelho fica menos chamativo. Indicado com marinho para a elegância, tons acinzentados criando coordenações originais, com verde-pinho e petróleo e clássicos com marrons e cáquis. Por fim, a decoração de objetos, almofadas, mantas e cortinas é misturar, usando na moda – vestuário - como referência, a novidade não é o vermelho em "si" e sim a maneira esperta de como escolher usar a cor.
Verde
Tem efeito calmante, relaxa e tranqüiliza. Psicologicamente passa a impressão de distância e leveza. A cor verde tem o efeito calmante, mas se usado sem controle, pode tornar o ambiente monótono e sem graça. É uma ótima cor para ser aplicada em ambientes onde se quer propagar tranqüilidade.
Quebre o monótono do verde com objetos em tons neutros como indicado na palheta. Para alegrar o cômodo da casa use florais com detalhes em verde como a Cortina Floral Flamê.
Azul
Também tem efeito calmante, porém ele é vitalizante também. Outra característica da cor azul é a impressão de distância e refrescante. Em excesso transmite torna o ambiente frio e vazio.
O adequado é inserir peças chaves na decoração como capas de estofados, mantas e almofadas. No jogo de cama passa paz, o que ajuda durante o sono.
Preto
É a falta de cor (quando luz) e a mistura de todas as cores (quando pigmento – tinta). Quando bem usado é sofisticado, misterioso, clássico e profundo. Quando mal usado, escurece, entristece, pesa.
Em pequenas doses, combina com quase todas as cores, pois é uma cor neutra neste caso. Em maior quantidade impacta com o amarelo, sofistica com o branco - como a cortina floral flame -, o vermelho fechado, o cinza, azul e o marrom claro, o dourado. Se o ambiente tiver mais branco que preto, ele ficará iluminado, “maior” e a cada peça preta será destacada ao máximo e em ambientes muito grandes, pode ser fundamental. Para deixar o ambiente mais feminino use com lilás claro e rosa.
Dicas
- A composição de tons neutros ou de uma só cor também fica boa e pode ser feita mesclando os mais claros com os mais escuros.
- Escolha um tom para servir de base e um mais vibrante para a parede, levando em conta a cor dos móveis e das cortinas.
- Em ambientes pequenos, a regra geral é usar cores que “afastem, como o azul e o verde; se a intenção é estimular a sensação de aconchego, opte por cores escuras e vibrantes, como o vermelho e o amarelo.
- Na cozinha, fuja da ditadura do branco com detalhes em cores quentes e estimulantes, como vermelho, laranja e amarelo.
- O excesso de luminosidade de uma parede branca atrás da televisão atrapalha a concentração na tela.
Fonte: simples decoração / oficina de estilos / folha de São Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário